segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Direito de transmissão. Quanto vale um nacional?

Infelizmente, para nós brasileiros, os nossos clubes ainda não sabem aproveitar bem o lance da venda dos direitos de transmissão. Atualmente, o contrato da série A, válido até 2011 é bem melhor que os últimos, mas longe do que poderia ser considerado ideal. Tanto nos valores, como no modelo.

Nesta questão não adianta culpar a CBF ou qualquer outro órgão. O clube dos 13 é o grande responsável pela negociação. A rede Globo detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em TV aberta, fechada, pay-per-view e das placas de publicidade. O contrato assinado equivale à R$ 1,4 bilhões e vale para os anos de 2009, 2010 e 2011. Este contrato significou um aumento de 60% em relação ao último assinado entre as partes.

Olhando assim parece bom, mas e se eu disser para vocês que o Campeonato Turco é mais valorizado que o nosso neste aspecto? Vejam, não estamos falando do Inglês, Espanhol ou Italiano, que possuem grandes craques, os melhores públicos e tudo mais. Estamos falando do campeonato turco!

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É isso mesmo. A Super Liga Turca anunciou semana passada que fechou contrato com as empresas Digiturk, Turk Telekom e TRT para transmissão da Liga. O contrato terá a duração de quatro temporadas, de 2010/11 a 2013/14 e o valor total de 1.041 milhões de Euros, cerca de 260,25 milhões de Euros anuais. Se pegarmos o Euro a R$ 2,50 chegamos a R$ 2,6 bilhões ou R$ 650 milhões por temporada. Algo como 39% a mais na cota anual.

Diferentemente do modelo brasileiro de venda, a Liga Turca vez a vendo através de um leilão onde dividiu as licenças em três pacotes:

Pacote 1
Vencedora Digiturk, por 223,1 milhões de Euros anuais.
Neste pacote está inclusa a transmissão ao vivo dos jogos da Super Liga Turca, sem restrições quanto às tecnologias utilizadas. A proposta vencedora poderá vender os direitos de transmissão a outras agências.

Pacote 2
Vencedora Turk Telekom por 27,9 milhões de Euros anuais.
Contempla a transmissão de jogos ao vivo da Liga Turca, bem como a transmissão de resumos dos jogos.

Pacote 3
Vencedora TRT, (Turkish Television and Rádio Corporation), por 9,3 milhões de Euros anuais.
Transmissão de pequenos resumos dos jogos via celular.

Outra coisa interessante diz respeito ao modelo de compartilhamento da receita gerada pela venda dos direitos: 10% das receitas são destinados à Federação de Futebol da Turquia; 35% das receitas serão para repartir igualmente por todos os clubes da Liga; 45% das receitas serão para distribuir pelos clubes da Liga mediante o seu desempenho e 10% das receitas estão previstos para serem gastos em custos operacionais e impostos.

Nada mal para um campeonato que está longe de ser o grande centro das atenções. Mas serve para nos mostrar como algo gerenciado com profissionalismo e competência podem impulsionar os clubes a gerarem receitas para seu caixa.

Criticamos, e muito, os clubes pela falta de profissionais em seus quadros administrativos e de marketing, mas será que não é hora de começarmos a olhar o clube dos 13 e verificar o serviço que eles prestam aos clubes que o compõe?

por Fernando Fleury

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