quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mano reforça lado psicólogo para controlar excluídos da Libertadores

Alexandre Sinato
Em São Paulo

Mano Menezes terá um teste importante para seu lado psicólogo. Nos dias que antecedem a estreia do Corinthians na Libertadores, o treinador anunciará a lista dos 25 jogadores inscritos no torneio e, por consequência, decidirá os sete excluídos da primeira fase. Desde já, ele trabalha internamente para controlar os nervos dos preteridos e encontrar uma maneira de mantê-los motivados.



Além de avisar que três nomes podem ser substituídos no mata-mata e aqueles que mostrarem serviço terão oportunidades, Mano também reforça sempre que pode a importância de disputar o Paulista. Ele não quer que o Estadual seja desprezado. O Corinthians busca o bicampeonato e sabe que assegurar logo um título no ano do centenário pode amenizar um pouco a pressão.

Mas mesmo com tais argumentos, o treinador não se ilude. Considera normal que os excluídos fiquem tristes. E espera reações dentro do aceitável para conduzir com tranquilidade o restante do primeiro semestre alvinegro.

“Não tem jeito, é uma questão matemática, uma limitação do regulamento. Alguns jogadores não vão fazer parte desse grupo de 25, mas não quer dizer que o mundo vai acabar, que a temporada vai acabar. Lógico que eles ficarão tristes num primeiro momento, mas vou repetir: o Paulista é muito importante e eles poderão ser incluídos depois na lista de 25”, comentou o comandante.

Mano fala até em tom de aviso. Afinal, se precisar substituir algum jogador da relação original por qualquer motivo (físico, técnico ou disciplinar), ele espera ter boas opções. Quer dispor de jogadores em boa fase no Paulista para levá-los à Libertadores.

“Se algum jogador desistir de forma antecipada, a chance pode aparecer da mesma maneira, mas será dada a outro atleta”, enfatizou.

Diante da expectativa crescente dentro do elenco, Mano evita dar qualquer dica da lista que tem atualmente na cabeça. “Todos ainda são opções para os 25 da Libertadores, não excluo ninguém de forma antecipada e eles sabem disso. Mesmo estando mais próximo da data, vou dar oportunidades para todos mostrarem serviço.”

O Corinthians estreia na Libertadores no dia 24 de fevereiro, contra o Racing (URU), no Pacaembu. Pelo regulamento, o clube deve entregar a relação dos 25 inscritos até dois dias antes da estreia. Em caso de atraso, é preciso pagar uma multa à Conmebol.

A Lista de Mano está quase pronta!!

Treinador quer usar três partidas do Paulistão para decidir os 25 incritos. Dúvida está entre qualidade técnica ou composição do grupo

Carlos Augusto Ferrari
São Paulo


A 14 dias da estreia na tão sonhada Taça Libertadores, a lista dos 25 jogadores que serão inscritos continua um mistério no Corinthians. Apesar de boa parte dela já estar preenchida com os jogadores mais utilizados, o técnico Mano Menezes garante que ainda não fechou a relação e vai usar os três jogos do Campeonato Paulista que antecedem ao torneio internacional para tomar a decisão final. Mas não só a qualidade técnica pesará.

- Você tem uma ideia muito próxima daquilo que vai ser a composição final. Mas todos os jogadores ainda são opção para os 25. Não excluí ninguém de forma antecipada. Vou procurar, mesmo estando mais próximo de tomar as decisões, oportunizar para que eles mostrem sua capacidade. Vou utilizar os jogos exatamente para tentar escolher o melhor para a equipe e o grupo – afirmou o gaúcho, que é obrigado a mandar a relação até o dia 22.

O treinador tentará aproveitar até o último instante para resolver a questão. Mais do que simplesmente escolher um jogador pelas qualidades técnicas, Mano procura também observar quem pode ser útil ao grupo durante a competição. As dúvidas, porém, ele não revela.

- Você tem uma pequena margem de dúvida que, às vezes, não está ligada à produção do jogador, mas, sim, à composição do grupo, para ter mais alternativas para algumas funções. Tento chegar a um ponto comum, obedecer uma boa parte do que é produção e aliar à necessidade de questões táticas – acrescentou.

As dúvidas são poucas. A briga está na armação e no ataque. Tcheco, Danilo, Defederico, Ronaldo, Jorge Henrique, Iarley, Dentinho e Souza dificilmente não estarão na lista. Assim, sobrará apenas um lugar para quatro jogadores: Morais, Boquita, Edno e Bill.

Felipe, Julio Cesar e Rafael Santos serão os goleiros. Alessandro, Roberto Carlos, Balbuena e Escudero ficarão com as vagas nas laterais, enquanto Chicão, William, Paulo André e Leandro Castán preencherão os lugares dos zagueiros. Os volantes também estão praticamente certos: Marcelo Mattos, Elias, Ralf, Edu e Jucilei.

Os jogadores, aliás, terão pouco tempo para convencer o treinador. Até a estreia, dia 24, contra o Racing-URU, no Pacaembu, o Corinthians enfrentará a Portuguesa, neste sábado, o Mogi Mirim, dia 17, no interior, e o Rio Branco, dia 20, novamente na capital paulista.